“Hello Tomorrow” e o Metaverso: quando a utopia se torna uma armadilha bilionária

02/04/2023

A interessante série Hello Tomorrow, lançada pela Apple TV em 2023, bem como as discussões acerca do Metaverso, têm chamado a atenção do público por uma razão semelhante: ambas oferecerem uma visão futurística e tecnológica de um mundo que, tal como o caviar de Zeca Pagodinho, “nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”. Os projetos têm em comum a venda de uma realidade que, na prática, ainda não existe, e o investimento excessivo de recursos financeiros para a realização dessas utopias.

Hello Tomorrow (“Olá, Amanhã”, em bom tupiniquim), série intrigante com boas atuações, roteiro inteligente e uma estética retrô futurística brilhante, explora a ideia de que, no futuro, a humanidade poderá habitar a lua. O enredo gira em torno da exploração de espaços no satélite para comercialização e habitação de famílias. Morar na lua, segundo a ideia que é difundida pela empresa representada pelo vendedor Jack (Billy Crudop), seria o equivalente a habitar um resort em uma atmosférica paradisíaca onde ainda não há espaço para os problemas terrenos. Essa abordagem levanta questões importantes sobre a exploração comercial do espaço e a ética em relação à privatização de recursos naturais, mas não apenas isso.

O principal ponto de discussão da série dá-se no contexto da persuasão desgovernada a que os compradores são submetidos para adquirir a promessa de um futuro que, na prática, ainda não existe. Me fez lembrar, com certa vergonha, de quando fui arrebatada em intensos e manipuladores contextos de vendas das chamadas multipropriedades. O cliente adquire uma dívida que pode durar dezenas anos e cujo valor depende diretamente de índices do mercado (ou seja, trata-se de um montante, na prática, pouco previsível), pela promessa de no futuro usufruir de um imóvel que ainda não existe, em conjunto com outras dezenas de compradores.

Assim como a venda de espaços na lua (e da grande maioria dos imóveis de esquema de multipropriedade), o conceito de Metaverso é uma ideia que ainda não se concretizou na prática. O Metaverso é um universo virtual onde as pessoas podem interagir e realizar atividades diversas, como se fosse uma extensão da vida real. Nada que já não exista há, pelo menos, 20 anos. A promessa, no entanto, é de algo realista, um novo mundo a ser explorado e com altos benefícios a serem conquistados por meio de códigos refinadíssimos e fazendo uso rede mundial de internet. Essa utopia tem levado a um gasto excessivo de recursos financeiros, sem garantias de que a tecnologia necessária para torná-la realidade esteja disponível, regulamentada e, principalmente, acessível no futuro próximo.

O texto do MIT Technology Review intitulado “Metaverso virou faroeste, para tristeza de idealistas e farra dos vigaristas e especuladores” destaca que muitas empresas estão usando o Metaverso (ou o que se sabe sobre ele) para ganhar dinheiro rápido, sem se preocupar com as consequências a longo prazo. Essa exploração comercial pode levar a uma corrida desenfreada por recursos, além de gerar uma grande concentração de poder nas mãos de poucos empresários e investidores.

“Enquanto as gigantes de tecnologia sonham com um paraíso a ser desbravado (e explorado), novas companhias de tecnologia disputam uma frenética corrida para chegar primeiro e conquistar o território para lucrar o máximo e mais rápido possível” (Guilherme Ravache, MIT Technology Review)

E aí, cabe introduzir mais uma discussão: qual a real necessidade de estimular um dispêndio enorme de dinheiro, concentrando-o cada vez mais nas gigantes de uma tecnologia cujos limites ou mesmo benefícios ainda são turvos, gastando recursos que poderiam salvar vidas reais em questões frívolas como mansões e iates virtuais?

A ideia de comprar um espaço no Metaverso soa, assim como metaforiza a série retrô futurística Hello Tomorrow, como comprar o seu lote na lua, é bem verdade. Você paga tanto quanto pode dispor pelo melhor espaço de uma ideia que, na prática, ainda não existe (pelo menos não da forma como é divulgada). Sai feliz, com os bolsos vazios e as mãos abanando, para se dar conta, apenas muito depois, que financiou um conceito não validado de futuro com prazo em branco, e que, para fins de aplicação presente, apenas serviu para deixá-lo mais pobre e outros poucos mais ricos.

“Hello, Tomorrow” é uma produção altamente recomendada. Já investimentos no Metaverso, não tanto.

Andie Carvalho

Jornalista e empreendedora. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios. Diretora da Atena - Branding e Conteúdo e outras ideias por aí.

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Andie Carvalho

Jornalista e empreendedora. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema, Marketing Estratégico e Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios. Diretora da Atena – Branding e Conteúdo e outras ideias por aí.

Consultoria 360º

Um acompanhamento personalizado com foco em três fases: diagnóstico; planejamento; remodelagem do negócio.

Reconhecimento do negócio, identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, e colher material necessário para um diagnóstico do estado atual do negócio e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados; com base no material colhido na primeira fase, partimos para a segunda fase, o planejamento que terá como foco a nova organização do negócio, por meio da montagem de um Canva, planejamento estratégico e plano de ação nas áreas que deverão ser otimizadas do negócios. 

Realização de uma análise minuciosa das seguintes áreas: mercado e público; operacional; financeiro; administrativo; recursos humanos, relacionamentos e parcerias; marketing; liderança e propósito; viabilidade e expansão. 

Aprofundamento no processo de remodelagem do negócio, em que são propostas as mudanças elencadas nos planejamentos e a execução e implantação são acompanhadas e direcionadas por aproximadamente três semanas.

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O processo de mentoria, por essência, é uma metodologia em que alguém com mais experiência em um determinada área (no caso, empreendedorismo) acompanha e mentora outra pessoa que está “alguns passos atrás”. 

 

Não existe um “produto” formal dela, o que existe é um vínculo de aprendizado e suporte constante focado nas suas necessidades diretas, do momento em que você está. E, claro, durante esse vínculo, alguns produtos podem nascer.

Elaboração do cronograma de atuação com base nos objetivos da mentorada, acompanhados dos KPI’s, que são os indicadores do sucesso da mentoria. 

 

Afinal, todo investimento e todo trabalho precisa ter um resultado.

Não se trata de aulas, mas de encontros em que estaremos trabalhando de forma focal para um objetivo, que é a formatação, estruturação e tração do seu negócio. O objetivo não é ensinar, mas capacitar e gerar confiança na empreendedora para os desafios inerentes à atividade empreendedora

Sim, a metodologia é propositiva e reativa, ou seja, os encontros serão fundamentados nas demandas apontadas pela mentorada.

A mentoria é norteada pelo cronograma de trabalho e KPI’s (que são métricas de análise de sucesso do processo). Para além disso, os produtos que podem vir a ser desenvolvidos são: canva, plano de ação, planejamento estratégico, entre outros, que serão concebidos pela mentorada com o suporte da mentora.

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